EFICIENTE POR ENQUANTO

O mosquito transmissor consegue chegar aos andares mais altos dos prédios pelos elevadores, escadas e até bolsas dos moradores
Apesar do mosquito da dengue ter um raio de atuação de apenas 100 metros e atingir uma altura máxima de três metros, o inseto consegue chegar nos andares mais altos dos prédios. Segundo especialistas, a ação do Aedes aegypti é possível nos apartamentos pelo fato do mosquito “pegar carona” nos elevadores, escadas e até nas bolsas dos moradores. Em outros casos, o acesso pode ser através de recipientes que contenham ovo ou larva do mosquito.

A tendência não é que o Aedes aegypti opte por lugares mais altos, mas engana-se quem pensa estar protegido da dengue por morar em apartamento. O comum é que os focos fiquem mais concentrados no térreo ou no primeiro andar, mas isso não impede o acesso do mosquito em todos os andares do condomínio, e até na cobertura.

“Mesmo não sendo muito comum que o Aedes aegypti se aglomere em locais muito altos, isso não impede que o mosquito possa atingir esses locais. Nós sabemos que algumas coberturas de prédio tem muita chance de ter acúmulo de água. Então, se o mosquito conseguir chegar naquela altitude ele pode chegar a transmitir a dengue.
A preferência do mosquito será sempre por locais que tenham água parada e sol, isso independente de ser alto ou baixo”, explicou o dr. Werciley Júnior, coordenador de Infectologia do Hospital Santa Lúcia, em Brasília.

O especialista esclareceu que o acesso mais comum do Aedes aegypti nos apartamentos acontece pelo elevador. “O mosquito consegue subir como ovo ou lavar em resíduos, como flores, água ou objetos contaminados. Mas o mais comum é o mosquito pegar carona no fosso do elevador e ir galgando andares”, disse.

Para o infectologista, os moradores dos condomínios devem ficar alertas, e seguir as orientações para evitar casos de dengue em prédios. “Pensando no meio coletivo, os moradores e o condomínio devem pensar sempre em combater os reservatórios. Algumas garagens nesse período chuvoso podem acumular água e todos devem ficar atentos a isso. Além da atenção especial nos vasos de plantas. Já como indivíduo, deve-se pensar sempre no uso do repelente e telas. Essas ações vão diminuir a presença desses insetos nos condomínios”, destacou o dr. Werciley.

Veja abaixo algumas das medidas indicadas por especialistas, e reiteradas pelo Sindicondomínio DF:

* Armazene o lixo de casa em sacos plásticos bem fechados, e também mantenha a lixeira tampada;

* Mantenha tonéis e barris de água bem tampadas;

* Esticar bem as lonas usadas para cobrir objetos ou entulhos;

* Limpe a calha com regularidade, eliminando folhas e qualquer material que possa impedir a água de correr. Quando a calha está entupida, a água se acumula e pode virar um criadouro do Aedes aegypti;

* Não deixe os vasos das plantas com água parada; para evitar, basta encher os pratos com areia até a borda;

* Se tem plantas aquáticas em casa, dedique um tempo pelo menos uma vez na semana para trocar a água e lavar o vaso com escova, água e sabão;

* Qualquer recipiente que possa acumular água deve ser armazenado virados para baixo, como garrafas e outros materiais;

* Acondicionar os pneus em locais cobertos;

* Fechar bem os sacos de lixo e deixar fora do alcance de animais;
* Verifique se a sua caixa d’água está bem fechada. Quando aberta, ela pode virar uma verdadeira “maternidade” para o mosquito transmissor da dengue;

* Não deixar água acumulada sobre as lajes. Mantenha-as sempre secas;

* Limpar bandeja do ar-condicionado para evitar acúmulo de água;

* Remover o acúmulo de água em outros objetos.

Fonte: jornaldebrasilia.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ 14 = 16